31/01/2013

Tilda - Parte 3

Oie!!!

Vou antecipar uma parte do post parte 3 sobre Tildas!!!
Antes, como sempre, alguns comentários.....

Quando a gente decide que vai fazer uma Tilda, ao menos para mim, acho que é um processo. Não é apenas pegar um tecido qualquer e passar o molde, costurar, recortar, encher e fechar. Costurar as roupas de qualquer cor, sem combinar, fazer assim, de qualquer jeito, uns penduricalhos aqui, enfeites ali, e pronto. Feito. Nasce uma tilda. Não..... você não esta fazendo isso direito......
Tilda é delicada. É forte. Se ela tivesse boca gritaria quando visse o que andam fazendo por ai....

A beleza dela esta justamente na exclusividade, no carinho com que ela é feita. Em descobrir como ela é feita para chegar no ponto de ser admirada.

Essa minha tentativa abaixo, foi um processo de aprendizado. Hoje elas ficam bem melhores....

By Bea

Confesso: ela não é vendável. Ela vende a beleza dos livros, dos tecidos, mas ela por si, não se vende tão fácil. Ao menos não por essas bandas. E por que? Por que ela é assim, não se compra Tilda como se compra feijão e arroz. É cara. Caríssima por demais as vezes. Não que ela não valha, mas, é demasiado caro quando o acabamento tbm não ajuda. E quando as pessoas não entendem o quanto vale um trabalho bem feito, não pagam o preço.

Por outro lado ela se dá. Ela é um presente. Ela é um achado. De tão bonita, quando bem feita, é produto para admiradores. Para ficar ali, pendurada com suas belas asinhas brancas. Seus belos vestidos de poá branco e vermelho ou com sua calça jardineira.

By Bea
E quanto mais você fizer, mais perfeitas elas ficarão. Então não tenha receio de errar e recomeçar tantas quantas vezes for necessário. Se não tentar não vais saber.

Temos algumas Tildas bem estilizadas rodando por esse mundo, e algumas valem a pena. Outras não passam de uma vaga lembrança do que deveria ser uma Tilda. As tildas estilizadas da Agata, são lindas. Diferentes. Mas elas tem um contexto. O que faz a diferença é o tema em que elas estão inseridas. Tem longos cabelos trançados, roupas de tricô. Asas enormes. E meias!! De todos os tipos! E sempre pode-se pegar, levar por ai. Vale a visita ao blog.


No blog da Angel Atelier, as tildas tem um traço delicado, fino, de tecidos em tons pastel, quase apagados, mas que trazem um ar de delicadeza e leveza a essas belas bonecas. Uma mistura de tricô, tecidos de boa qualidade, enchimento perfeito, detalhes quase imperceptíveis, e o melhor de tudo: Acabamento perfeito. Sem contar os cabelos meticulosamente arranjados em coques laterais. Louros. Uma boneca perfeita. No estilo Le Mondes Des Créations.... Tudo é uma questão de estilo. E de bom gosto.


As vezes eu acho que as meninas querem economizar no enchimento. Outras vezes, não tem a noção correta de como combinar os tecidos, as cores. Não que isso seja errado, mas ficar berrante demais não é a proposta.

Eu não sou expert em Tilda, faço as minhas do jeito que aprendi. E tento repassar esse pouco que sei, nas aulas lá no Cantinho, e aqui no blog. Mas visualmente, a gente reconhece o que é bonito. E bom.

Hoje, vou comentar apenas um dos passos. A tilda que tem o corpo + roupa, numa única costura.

O que parece? Olhando assim, o chapéu esta preso a cabeça. Não. O próprio chapéu é a cabeça, e vice-versa.



O processo é simples.
Costure dois tecidos formando um só, o do corpo e o da parte da roupa, (nesse caso o chapéu) e depois passe o molde.


Aqui a parte do tecido cor da pele será a cabeça, e a parte colorida, será parte do vestido.



Depois só virar direito com direito e passar o molde. A linha pontilhada é a marca onde ficará a costura dos tecidos.







Como já havia comentado nas outras postagens, pontos pequenos e corte rente á costura, com tesoura de picote. Evita problemas no enchimento.


É fácil de fazer e o efeito é muito bonito quando os tecido são bem combinados.

Aqui, o cabelo esconde a emenda, fazendo parecer que o chapéu é feito separado.



Esse é o resultado. Um vestido de mangas e corpo. A saia sobrepondo o corpo, e pernas com uma calça justa. 

Por hoje é isso, preciso tirar algumas fotografias de passo a passo, para ir explicando, e para o próximo post preciso montar uma tilda, e explicar o fechamento das pernas e braços!

E com grandes abraços eu me despeço de vcs!!!

Beijocas!!


21/01/2013

Tildas - Parte 2

Olá!!!!!

Antes de iniciar a postagem, alguns comentários sobre a primeira postagem sobre Tilda que vocês podem ver aqui.
A querida Delma Santos, me avisou que já temos os livros traduzidos para o português, na livraria Cultura! Ótimo para quem tem dificuldade com o inglês!!
Quanto ao banho de chá, na postagem eu informei que utilizo alguns sachês de chá preto, mas isso vai depender de quanto escuro queremos o tecido. Mas o tingimento vai até um ponto, depois disso ele não ficará mais escuro.

Se aventurar nesse pequeno universo de uma simples boneca, de pernas compridas, sem boca e de olhos expressivos, pode ser recompensador. Para quem esta se aventurando, buscando coragem para começar a primeira Tilda, eu digo: mãos á obra!!!! Parece difícil  mas com uma boa dose de paciência, tudo dá certo. Para as mais tímidas  confesso, eu iniciei com os bonecos menores, que chamava carinhosamente de sonecas. Eles tem uma estrutura de corpo mais básica e mais fácil de fazer. É uma boa dica para começar a se familiarizar com elas.

By Bea
Esse de azul, foi um dos primeiros. Aqui estão reunidos os meus primeiros trabalhos com a Tilda. Alguns ainda imperfeitos, mas a gente sempre aprende alguma coisa nova com cada uma delas. Um detalhe aqui outro ali....isso se chama aperfeiçoamento.

No post anterior, falamos sobre o tingimento, o risco do molde e a costura do corpo. Pontos pequenos e contínuos. Um detalhe: os moldes vem em tamanho original nas revistas, no box com 4 livretos, precisa aumentar 400%.

Hora de falar do desvirar, encher e no próximo post, o fechamento!
Depois de costurar em torno do risco do corpo hora de cortar o tecido. Prefira a tesoura menor para trabalhar, a Tilda é delicada, pede movimentos delicados, você não esta cortando e enchendo um saco de batatas, movimentos firmes, mas delicados. Pode utilizar tbm aquela tesoura para picote, para as voltas do pescoço por exemplo. Pode utilizar em toda volta, mas cuidado, não em qualquer uma delas, corte não muito rente a costura, mas tbm não muito longe. Se deixar muito próximo a costura, corre o risco de abrir quando fizer o enchimento. Se deixar muito distante, terás um amontoado de tecido nas voltas e o modelo ficará deformado. Se cortar com a tesoura reta, tome o cuidado de fazer pequenos picotes nas curvas do pescoço, pernas e braços. Muito cuidado.!!!!

Depois desvire. Eu utilizo um pincel velho, a ponta prendo na parte de baixo, e vou desvirando, meio chato de fazer, mas depois pega-se o jeito. Temos no mercado um instrumento, mas vai de cada um achar a melhor forma de fazer. Algumas alunas utilizam uma pinça para prender a parte do fundo para puxar. Cada um tem que encontrar a melhor forma de fazer!!

Dica: antes de desvirar, "limpe" a Tilda, fios, linhas soltas, não é por que vão ficar escondidos que precisam estar ali....

By Bea
By Bea

Tilda costurada, desvirada e passada a ferro.

By  Bea


Dica: Se for fazer uma, duas, três, não importa, faça na seqüência, passe todos os riscos, costure tudo, desvire e coloque o enchimento. Facilita o trabalho no final.

By Bea

Agora, uma das coisas que as alunas mais tem "receio", o enchimento. Todo mundo quer que a Tilda não tenha celulite, fique com a pele lisa e bonita. Requer paciência, e muita mas muita paciência.
Já vi "n" formas, mas a que eu melhor me adaptei e a que eu acho que fica mais apresentável, e que parece a que deixa a boneca com um aspecto mais liso é quando o enchimento é colocado de forma continua e a pluma aberta. Abrir o plumante, como se estivesse esticando e preenchendo. Não faça bolinhas de plumante, justamente isso deixa o aspecto "embolado". Foi dica de uma amiga e eu tentei inúmeras vezes até acertar o jeito. É verdade, eu tbm preciso tirar todo o enchimento varias vezes até chegar no que quero. Nem sempre se acerta de primeira. Com a ajuda de um hashi, aqueles pauzinhos de comer comida japonesa (essa dica foi da Su Keiber, do Cantinho). Ou um pedaço arredondado de bambu, mas a ponta deve ser áspera, isso prende o plumante para que ele não deslize.

Algumas deixam o corpo preenchido de forma bem "fofa" mas não tão firme. Eu prefiro encher bem e deixar o corpo bem firme. Durinho. Por isso a importância da costura dos pontos bem pequenos.

 Aqui, bracinhos, nem tão perfeitos, e pernas até que bem torneadas!

By Bea

Lembram do que comentei sobre riscar bem o molde, corretamente e costurar na linha? Pois é, depois do enchimento, se estiver torto e costurado de forma incorreta, o enchimento vai mostrar exatamente os contornos bem feitos, ou nem tão bem feitos assim....

By Bea

By Bea


A parte do pescoço é sempre uma briga, por ser afunilado, ele tende a dobrar enquanto manuseamos a boneca para finalizar o enchimento, para vestir, para fazer o cabelo, procure cuidar um pouco nestes momentos, depois ele ficará marcado. Conseguem visualizar?

By Bea
By Bea


No próximo post sobre Tilda, a parte 3, vou comentar também sobre a costura de emenda do corpo. Por exemplo a touca desta Tilda de natal, que nada mais é do que um prolongamento do corpo.

By Bea





Espero ter auxiliado de alguma forma, se tiverem dúvidas, é só postar o comentário!!

Vejo-as em breve!!!!

Grande beijo

Beatriz

13/01/2013

Seja diferente!

Olá meninas!

Sabe quando você é convidada para aquele jantarzinho na casa dos amigos? E não tens nada para levar? Ou quando queremos dar um presente diferente para alguém que - em termos - " já tem tudo"? Ficamos na dúvida, o que levar, o que dar.... E sempre é legal quando podemos fazer algo. Algo original. Diferente.

Andei vendo muitas coisas e queria dividir com vocês, algumas ideias, que poderão servir de inspiração ou até mesmo serem feitas exatamente iguais.
Vai apenas de um pouco de paciência, criatividade, e o melhor -  podemos usar de nossos dotes culinários. Se não és nenhuma expert na cozinha, não tem problema, use a imaginação e faça um presente diferente.

Que tal fazer um pão de batata, um pão salgado ou um bolo de chocolate e embrulhar de um jeito nada convencional e levar para o café da manhã na empresa com seus colegas? Um papel, um laço, um garfinho de madeira e pronto. Delicioso!



Um pão fresquinho?! E um guardanapo original! 






 E aquele café da tarde, que tal levar uns biscoitinhos? Mesmo que não sejam apreciados na hora, sua amiga vai adorar ver que se preocupou, e fez um agrado, tão simples e simpático!
As pessoas esqueceram de ser gentis, de agradar uns aos outros. É uma maneira bastante diferente de demonstrar aos outros que você se importa.


Biscoitinhos com geleias e uma lata antiga, que esta guardada em algum canto da cozinha? Charmoso!


No blog da Cinara, temos receitas diversas, como Broownies Cookies acima!

Uma embalagem de feltro!





Macarons coloridos e um pote de cerâmica!






Ou diversos tipos de biscoitos?




Ou quem sabe, colocar em um vidro (que pode ser reutilizado depois), os ingredientes secos de uma receita de bolo ou biscoito?



Aqui os ingredientes vem acompanhados da essência amarradinha a tampa!!



A receita pode estar impressa atrás do rotulo. 


Enviar junto acessórios de madeira ou forminhas para recortar os biscoitos, é perfeito!


Por mais simples que seja o conteúdo, o pacote faz toda a diferença! E com papel pardo, cordão, tiras de tecido, um mini chocotone, e um vidro de geleia, temos um simpático presente!



Nozes, vidros com farinhas, essências, e embrulhos rústicos.





E para a hora do chá? Que tal fazer os próprios sachês, com os chás que você mais gosta? Tecido fino (talvez um linho, ou similar), um pouco do chá, um cordãozinho e pronto!




Ou potinhos com medidores de madeira com essências, chás, temperos, especiarias? Fica simpático na cozinha da pessoa presenteada, e quem resiste?!






E as geleias? Deliciosas!!
Podem ser embaladas de inúmeras formas, com lacinhos, etiquetas, tecidinhos, e tantas outras formas! Você não gostaria de ganhar algo assim? Feito com carinho?





E que tal manteiga de coco, ou um docinho de coco, dentro da própria casca do fruto?
A manteiga, temos uma receita num blog francês, se o seu computador traduz o site, fica fácil de entender e até fazer!



Outras formas de embalar aquele doce ou salgado feito com carinho para presentear de uma forma original e deliciosa!!



Biscoitos champagne, framboesas, amoras, morangos, e um laço!

Para as crafters de plantão, uma caixa simpática, um bolinho inglês, um guardanapo e um cartão!



Aquela cestinha de vime, com pequenos talheres de madeira, um pão ou bolinho dentro?! Perfeito.


Estranhamente lindo, chocolate, grãos de café, prataria (da melhor qualidade) laços e alguém feliz!



E se você sabe fazer balinhas caseiras ou mesmo rapadurinhas? Use oapel pardo para embrulha-las! Se tens uma loja, por que não oferecer aos clientes??!!



Além de terem um custo reduzido, pois utilizam papel pardo, cordão, caixas, alguns retalhos e outras vezes apenas lindos potes de cerâmica colorida.

Aqui um salgado feito em uma forma de madeira.



Um doce de pêra, que sai do forno direto para a mesa! Basta apenas embalar numa caixa de papelão!







No blog da Cinara, no site da Glau Macedo, o Quitandoca, e no Anonymus Gourmet temos uma fonte inesgotável de receitas doces e salgadas, que podem servir muito bem de presente para aquela amiga especial, para o chá da tarde, a sobremesa depois do jantar na casa do seus pais!

Visitem e encontrem coisas deliciosas!

Nos vemos na próxima semana para a postagem da segunda parte sobre Tildas!!!
Ótimo inicio de semana!!

Beijocas!

Beatriz